Pesquise

Entenda a Região


Lupa Close

Região de Visconde de Mauá – RVM



Estabelecimentos Associados

A MAUATUR® deu o primeiro passo para a implantação da ‘Marca RVM’, voltada para prestadores de serviços turísticos associados, nos setores de espaços para eventos, meios de hospedagem, meios de alimentação, serviços de camping, equipamentos e serviços de entretenimento, comércio turístico e empresas de veículos de uso turístico. Para identificar os contemplados com a ‘Marca RVM’, basta observar a presença do adesivo, abaixo, em local de destaque no estabelecimento (ao lado da porta de entrada ou em outro local de grande visibilidade).
Você poderá também conhecer todos os estabelecimentos neste Portal Eletrônico Oficial da Região.



Selorvmlogo

Visconde de Mauá

Sublinhado titulo



Composta por parte de dois estados, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e três municípios, Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas, a região tem como pano de fundo a Pedra Selada (visível da Dutra) e pelo Pico das Agulhas Negras (que faz parte do Parque Nacional do Itatiaia). Para facilitar a localização, a região foi dividida em três vilas:  a Vila de Visconde de Mauá, a Vila de Maringá e a Vila de Maromba.



A Região tem em seus arredores um conjunto de Vales e Vilas que despertam sensações incomparáveis de paz e tranquilidade emolduradas pela grandeza da serra e do verde das matas. As vilas bucólicas, com suas praças, igrejas e casarios antigos são verdadeiros cenários da vida rural. E em cada canto de toda essa paisagem, cortada por rios cristalinos, encontram-se cachoeiras e quedas d'água de triar o folego.



Vila Visconde de Mauá

Visconde de maua

A Vila de Visconde de Mauá, por ser a primeira vila criada, concentra boa parte dos serviços úteis ao visitante, como lojas e restaurantes. Além de abrigar o Centro Cultural da Região, onde são realizados eventos como a Feira de produtos orgânicos.

Vila de Maringá

Vila maringa

Situada nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Vila de Maringá é cortada pelo Rio Preto e reúne sofisticação e simplicidade. A localidade possui hotéis, pousadas, lojas de artesanato, bares e restaurantes, além da Alameda Gastronômica Tia Sôfia, um boulevar que atrai os amantes de um bom vinho ou chocolate quente.

Vila de Maromba

Maromba

Local de passagem para algumas cachoeiras, a Vila de Maromba ainda preserva a atmosfera do movimento hippie presente na região durante a década de 70 e reúne opções de artesanato, restaurantes e pousadas.  Nas noites mais frias, a fogueira da praça é um local de encontro de pessoas para se aquecer e trocar conversas.

Arredores

A Região tem em seus arredores um conjunto de Vales e Vilas que despertam sensações incomparáveis de paz e tranquilidade emolduradas pela grandeza da serra e do verde das matas. As vilas bucólicas, com suas praças, igrejas e casarios antigos são verdadeiros cenários da vida rural. E em cada canto de toda essa paisagem, cortada por rios cristalinos, encontram-se cachoeiras e quedas d'água de triar o folego.



História

Foi em 1908 que nasceu o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, criado por Henrique Irineu de Souza, filho de Irineu Evangelista de Souza, Visconde que recebeu as terras da região em 1870 como concessão do governo imperial para exploração de madeira. Em 1916 o núcleo foi emancipado pelo presidente da república Venceslau Brás, que dá nome a principal rua da Vila de Visconde de Mauá.

O núcleo recebeu grande número de imigrantes de países europeus (como Suíça, Alemanha, Áustria, Portugal, França, Espanha, Polônia, Hungria e Rússia) atraídos pelo sonho de uma nova vida e pela semelhança da Serra da Mantiqueira com os Alpes do Velho Continente. Algumas famílias pioneiras foram responsáveis pela criação das primeiras pousadas.

Na década de 1970 vieram os adeptos do movimento hippie, que fizeram de Visconde de Mauá sua "comunidade alternativa". E, a partir dos anos de 1980, Visconde de Mauá se firmou como região turística, aprimorando sua infraestrutura e se tornando um dos polos mais visitados do Estado do Rio de Janeiro.

Natureza

Uma mistura ideal de clima de montanha, fartura de riachos cristalinos, hospitalidade calorosa e tranquilidade típica de vilarejos é o que faz de Visconde de Mauá um destino irresistível.  Tamanha riqueza ecológica inspirou o apelido "jóia rara da Mantiqueira". Devido ao uso responsável e sustentável dos recursos naturais, a mata atlântica é preservadas e aumenta a cada dia, com o apoio do setor turístico e dos órgãos ambientais.

Programação

Sublinhado titulo

15ª Temporada da Truta & 4° BebaVinho

Período do evento: De 27 outubro a 26 novembro de 2017

Local: Região Turística de Visconde de Mauá, Penedo e Itatiaias

Programação 15ª Temporada da Truta e 4°Bebavinho

Começa dia 27 de outubro e termina dia 26 de novembro. Um mês de almoços, jantares, degustações e palestras na RVM – Região de Visconde de Mauá, Penedo e Itatiaia.

Para esta edição especial-comemorativa de 15 anos, os chefs irão levar à mesa a “natureza” de Visconde de Mauá com a utilização das “Plantas Alimentícias Não Convencionais” como ingredientes em suas receitas.

 

Dia 27 de outubro de 2017

17h - Coquetel de abertura, no PEPS com espumante, cervejas artesanais da região e muito truta.

Local: Sede do Parque Estadual da Pedra Selada – Vila de Visconde de Mauá



21hJantar na Pousada Terras Altas – chefs convidados e os comentários através de Paulo Nicolay           Reservas: faleconosco@pousadaterrasaltas.com.br

Telefone: (24) 3387-2132 / 3387-2154 /   Whatsapp (24) 99858.1756

 

Dia 28 de outubro de 2017

11h - Palestra sobre harmonização, com degustação, do vinho com a truta

Consultor Paulo Nicolay  - Professor do curso “Wine Bussines” de nível MBA, da Fundação Getúlio Vargas Rio de Janeiro e professor do curso de pós-graduação "Vinho e Cultura" da Universidade Cândido Mendes. Possui um blog sobre vinhos: paulonicolay-vinhos.blogspot.com. Livros Publicados  Guia de Vinhos do Mundo Todo – Ed Zahar Uma Breve História do Vinho – Ed RecordA História do Romanée Contí - Ed Zahar

Custo: R$85,00             Máximo de 14 participantes           Inscrições: 024-3387.1283

Local: Sede do Parque Estadual da Pedra Selada – Vila de Visconde de Mauá

 

12h30Palestra sobre azeites, com quatro azeites do Chile, um de Portugal e um do Uruguai, com a especialista da Asa Gourmet Ana Luisa Bernacchi.  Que apresentará detalhes sofisticados que fazem a diferença em sua mesa. Para quemaprecia e valoriza a alta gastronomia venha conhecer os azeite do  Chile – Orumale e 1492 (da azeitona arbequina, picual e frontoio), Uruguai Punta Lobos e Portugal o Bispado

Custo: gratuito            Máximo de 14 participantes           Inscrições: 024-3387.1283

Local: Sede do Parque Estadual da Pedra Selada – Vila de Visconde de Mauá

 

13h30 Almoço no Restaurante Rosmarinus – Chefe Júlio Buschinelle e harmonizado pelo consultor Homero Sodré    Reservas: (24) 3387-1550   Site: www.rosmarinus.com.br

 

14h às 17h – Abertura da feira de vinhos. Importadoras presentes: Interfood, Berckman, Asa Gourmet, M.Mouala, Confraria Carioca, dentre outras.

Observação : durante a feira haverá um bar de vinho, a serem adquiridos com preços especiais, com vinhos da degustação e muito mais.

 

20h30Jantar no Babel – chefe André Murray e harmonizado pelo consultor Paulo Nicolay.            Reservas: (24) 99977-0152      Site: www.babelrestaurante.com

    

Aguardem as próximas atividades ao longo do mês. 

 

Abaixo listaremos os participantes da edição comemorativa de 15 anos da temporada da truta. Para facilitar a localização, separamos os participantes da RVM – Região de Visconde de Mauá por vilas: a Vila de Visconde de Mauá, a Vila de Maringá RJ e MG, a Vila de Maromba e Penedo e PNI Parque Nacional de Itatiaia.  Com site e horário de funcionamento dos restaurantes, bares e pousadas. Experimente os deliciosos pratos e petiscos da Temporada da Truta. Viva uma experiência única!

 

REGIÃO VISCONDE DE MAUÁ

 

VILA VISCONDE DE MAUÁ E ARREDORES

CASA BEATLES - Horário: 6ª e Sa das 17h às 24h e Do das 13h às 20h  Site: https://www.facebook.com/casabeatles

PASTELÃO DE MAUÁ - Horário: 5ª a Do das 14h às 24h    Site: https://www.facebook.com/pastelaodemaua/

PIZZARIA DO ZÉ MARIA - Horário: 5ª a 2ª das 18h30 às 24h    Site: https://www.facebook.com/zemaria.pizzas.

RESTAURANTE TERRAS ALTAS -  Horário: 2ª a Do das 14h30 às 22h   Site: www.pousadaterrasaltas.com.br

VILA OLIVA – Horário: 6ª e Sa das 14h às 22h  Site: www.vilaolivarestaurante.com.br

 

VILA DE MARINGA RJ E ARREDORES

AGHI NERI RESTAURANTE - Horário: 2ª a 4ª somente c/reserva e de 5ª a Do 13h30 às 22h30    Site: www.umlugardematoverde.com.br

BABEL RESTAURANTE - Horário: 5ª das 13h às 18h/6ª e Sa das 13h às 22h/Do 13h às 18h      Site: www.babelrestaurante.com

ESQUINA DA PIZZA - Horário: 4ª e 5ª das 18h às 22h / 6ª e Sa 18h às 24h/Do 12h às 17h   Site: https://www.facebook.com/diskpizzadocheff/

MARIOCA - Horário: 5ª a Do das 13h às 24h   Site: https://www.facebook.com/marioca.bistro

PÉ DE PINHÃO - Horário: 6ª das 16h às 24h / Sa 12h às 24h/Do 12h às 17h  Site: https://www.facebook.com/pedepinhao/

PURPURIS RESTAURANTE  - Horário: 6ª e Sa das 19h às 01h / Do das 16h às 22h  Site: https://www.facebook.com/purpuris.forneria

RESTAURANTE POUSADA TIJUPÁ - Horário: 4ª das 19h30 às 22h, 6ª a Do e feriados das 14h30 às 22h30. Com reserva. Site: http://www.tijupa.com.br/

ROSMARINUS  - Horário: 4ª, 5ª e Do das 13h às 17h/6ª e Sa  13h às 17h e 19h às 22h Site: http://www.rosmarinus.com.br/

ZUCCHINE RISTORANTE - Horário:  4ª 12h30 às 17h /5ª a Sa 12h30 às 17h e das 19h às 23h / Do das 12h às 17h     Site: https://www.facebook.com/zucchineristorante/

 

VILA DE MARINGA MG E ARREDORES

CAFÉ MARINGÁ BISTRÔ - Horário: 5ª a Sa das 13h às 22h / Do das 13h às 18h Site: http://www.cafemaringabistro.com.br/

CASA DI PEDRA - Horário: todos os dias após as 18h Site: http://www.casadipedra.com.br/

CHAMPIGNON - Horário: feriados, 5ª, 6ª, Sa e Do das 12h às 22h  Site: http://www.restaurantechampignon.com.br/

COGUMELO BISTRÔ- Horário: 2ª a 5ª 13h às 20h/6ª e Sa  13h às 23h e Do 12h às 20h Site: https://www.facebook.com/cogumelobistro/

HOTEL BUHLER - Horário: somente para hóspedes   Site:  https://hotelbuhler.com.br/

MAURO JUNIOR - Horário: 2ª 13h às 21h / 5ª 13h às 21h/ 6ª, Sa e Do das 13h às 22h Site: https://www.facebook.com/MauroJuniorRestaurante/

TERRA DA LUZ - Horário: 5ª, 6ª, Sa das 14h às 23h Do das 12h às 18h  Site: http://www.pousadaterradaluz.com.br/

TRUTA ROSA - Horário: Sa e Do e feriados das 12h às 18h   Site: http://www.trutarosa.com.br/

 

VILA DE MAROMBA - RJ

CASA BONITA - Horário: somente para hóspedes  Site: http://www.pousadacasabonita.com.br/

 

                                 ITATIAIA E PENEDO RJ

AGLIO EOLIO RISTORANTE - Horário: 2ª a Sa das 12h às 23h / Do das 12h às 18h  Site: https://www.ristoranteaglioeolio.com/

FAR BAKERY BISTRÔ - Horário: 5ª a Sa das 12h às 23h30 / Do das 12h às 18h Site: https://www.facebook.com/farbakerybistro/

JARDIM SECRETO - Horário: 3ª a 6ª das 19h às 23h / Sa das 12h às 24h / Do 12 às 17h  Site: http://www.restaurantejardimsecreto.com.br/

PETIT GOURMET - Horário: 2ª a Sa 11h30 às 16h e de 18h às 22h / Do 11h30 às 16h Site: https://www.facebook.com/petitgourmetpenedo/

PIZZA DA VILLA - Horário: 4ª, 5ª e Do das 19h às 23h / 6ª, Sa das 19h às 23h30           Site: http://www.pousadavillalunapenedo.com/restaurante/pizza-da-villa.htm /

VERENISSAGE RESTAURANTE & GALERIA DE ARTE  -  Horário: 5ª, 6ª e Sab das 12h às 23h / Do 12h às 17h  Site: https://www.facebook.com/vernissagerestaurante/  

HOTEL DONATI - Horário: Sab das 20 às 22h - sob agendamento      Site: http://www.hoteldonati.com.br/

 

PARTICIPANTES DO BEBAVINHO

O evento “Bebavinho”, consagrado na RVM, reúne enófilos, importadores, produtores e amantes do vinho para participar de palestras, degustações e feira de vinhos importados e nacionais - este ano os almoços e jantares harmonizados terão como ingrediente principal a truta, já que ele estará acontecendo durante a “Temporada da Truta”. Abaixo listaremos as Pousadas e Restaurantes participantes.

ESTALAGEM TAJMAUÁ http://www.tajmaua.com.br/

HOTEL BUHLER - https://hotelbuhler.com.br/

HOTEL SHALLON ADONAI - http://www.hotelshallonadonai.com.br/

HOTELARIA MAUÁ BRASIL - http://www.mauabrasil.com.br/

POUSADA CABANAS DO VISCONDE - https://www.cabanasdovisconde.com.br/

POUSADA CASA BONITA - http://www.pousadacasabonita.com.br/

POUSADA CHALÉS EXISTE UM LUGAR - https://www.chalesexisteumlugar.com/

POUSADA DOS AMORES - http://pousadadosamores.com.br/

POUSADA INFINITO - http://www.pousadainfinitomaua.com.br/

POUSADA MORIÁ - http://www.pousadamoria.com.br/

POUSADA RECANTO DO RIBEIRÃO - http://www.recantodopinheirao.com.br/

POUSADA REMANSO DO RIO PRETO - http://www.remansodoriopreto.com/

POUSADA TERRA DA LUZ - http://www.pousadaterradaluz.com.br/

POUSADA TERRAS ALTAS - https://www.pousadaterrasaltas.com.br/

POUSADA RANCHO DAS FRAMBOESAS - http://ranchodasframboesas.com.br/site/

POUSADA TIJUPÁ -  http://www.tijupa.com.br/

POUSADA UM LUGAR DO MATO VERDE - http://www.umlugardematoverde.com.br/

POUSADA VALE DAS HORTÊNCIAS - http://www.valedashortensiasme.com.br/

RESTAURANTE CASA DI PEDRA - http://www.casadipedra.com.br/

ESTAURANTE CHAMPIGNON  - http://www.restaurantechampignon.com.br/

RESTAURANTE LE PETIT  -  https://www.facebook.com/RestauranteLePetit/

Mais informações:

(24) 3387-1283

Visite a Natureza

Sublinhado titulo

Dicas

Sublinhado titulo

Roteiros

Sublinhado titulo

Esses roteiros são dicas de passeios que podem ser feitos com auxilio de guias, as empresas que oferecem este serviço são a Remorini e a T&T Adventures. E cavalgadas acompanhadas por guias Cavalgadas Ecológicas Fazenda Águas Claras e Cavalgadas Rent-a-Horse.