Pesquise

Entenda a Região


Lupa Close

Projeto estimula compostagem de lixo em Visconde de Mauá, RJ.



Comerciantes do distrito de Visconde de Mauá, em Resende (RJ), estão aderindo a compostagem de lixo. O projeto já faz parte dos hábitos dos moradores, mas agora, a inciativa quer atingir o comércio local.

 O engenheiro agrônomo Luís Alberto Armonde é um dos precursores do projeto na região. Ele explica que compostagem é uma alternativa de reaproveitamento do lixo orgânico, como sobra de frutas, verduras, cascas de ovo e legumes. Segundo ele, o material  fica guardado em recipientes e se transforma em adubo que pode ser usado em horta e jardim. Além disso, a iniciativa também contribui para diminuir os resíduos lançados em aterros sanitários.

 Já o empresário Sérgio Alves participa da ação e aproveita todo lixo orgânico vegetariano do seu restaurante para adubar hortas e flores."A gente viu que teve uma diferença nas flores que saíram com mais vida, mais viscosa, foi um trabalho interessante e eu resolvi fazer ", contou.

De acordo com a coordenadora de resíduos sólidos da Agência de Meio Ambiente, Solange Maria dos Santos Pinto, a iniciativa também beneficia os moradores.

"É muito importante também o engajamento da população com isso. Eles também vão ter um ganho, vão ter alimentos mais saudáveis, sem agrotóxicos com um produto que hoje eles consideram um milagre que é pegar um lixo e fazer dele um adubo", falou.

 

Veja o vídeo no link abaixo: 

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/02/projeto-estimula-compostagem-de-lixo-em-visconde-de-maua-rj.html