Pesquise

Entenda a Região


Lupa Close

Festival gastronômico no Sul do RJ oferece pratos à base de truta



http://globotv.globo.com/tv-rio-sul/bom-dia-rio-tv-rio-sul/v/temporada-da-truta-atrai-turistas-a-pendo-e-visconde-de-maua-no-sul-do-rj/3740872/

A Temporada da Truta da região de Visconde de Mauá e Penedo, no Sul do Rio de Janeiro, chega à 12ª edição neste ano. O evento cultural e gastronômico oferece receitas elaboradas com o peixe que é uma iguaria local. Os pratos são vendidos a preços que variam entre R$ 25 a R$ 87 em mais de 20 restaurantes — veja relação abaixo.

O festival, que segue até dia 30, é realizado pela Associação Turistíca e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mauatur), que espera aumento de 20% no público em relação a 2013. São oferecidas receitas desenvolvidas através de pesquisas, com técnicas de manipulação e corte. Em alguns estabelecimentos, o prato criado para o evento é tão bem aceito que, em edições anteriores, aconteceu dele acabar no cardápio oficial. "A gente tem o exemplo da truta salmonada com molho de saquê e farofa de coco. A gente tem ela já há uns sete anos", conta o chefe de cozinha Elias Ribeiro.

No restaurante em que ele trabalha, é oferecido nesta edição da Temporada da Truta um conchiglione, massa em formato de concha recheada com truta ao molho de camarão. Outra receita do cardápio de 2014 é a truta salmonada com flores de capuchinha, elaborada pelo chefe de cozinha e organizador do evento, Júlio Buschinelli.

"A escolha do prato, bom, é a partir de truta salmonada, que são finas fatias de truta. E aproveitamos a época ainda da primavera para usar a flor de capuchinha, que tem um sabor um pouco picante, é doce, tem o mel da fruta para servir junto com o carpaccio", explica.

Júlio garante que o prato "ficou ótimo, ficou uma delícia", e consumidores concordaram:

"Não conhecia, mas está aprovadíssimo. Vou voltar ano que vem [na Temporada da Truta]", diz um cliente.

Restaurantes participantes

Região de Mauá

Babel

Bistro das Meninas

Borbulha

Cabanas do Visconde

Casa Di Pedra

Cafe Maringá

Cafe Pequeno

Casa Bonita

Champignon

Gosto com Gosto

Le Petit

Marioca

Mauá Brasil

Paladar da Montanha

Rosmarinus

Truta Rosa

Warabi

Penedo

Braseiro Gaúcho

Jazz Village Bistrô

Pizza da Villa

Pérgola

Querência