Pesquise

Entenda a Região


Lupa Close

Curiosidades e histórias ao longo do caminho para a Pedra Selada.



Equipe do Programa Rio Sul Revista, chega até a Pedra Selada.

Confira a reportagem:

É seguindo pela RJ-151, são 13 Km entre a Vila de Visconde de Mauá e o destino do programa, a trilha para a Pedra.

O ponto turístico domina a paisagem também das vilas de Campo Alegre e Rio Preto e, pode ser visto ao longe, no alto da Serra da Mantiqueira, por quem está em Resende.

Mas a aventura da nossa equipe é morro acima e uma trilha longa, que tem a entrada pelo sítio do senhor Alcebíades Moreira.

Ele, que cria gado e perus, cobra uma taxa de R$ 8,00 para manter o caminho, banheiros e estacionamento. E acreditem: o senhor de 83 anos contou que já chegou ao topo da Pedra.



Já caminhando, a equipe passou por um pasto e encontrou alguns turistas, cachorros e araucárias, árvores típicas desta região.

Mais a frente, a mata fechada, rica em espécies animais e vegetais. Um paraíso para o Maurício Villarinho Korber, artista plástico especializado em ilustrações botânicas.

São insetos, bromélias, pássaros e muitas espécies protegidas pelo Parque Estadual que tem o nome da Pedra Selada.

Mas o percurso até o destino do Revista é longo - 2,5 Km - e a subida parece não terminar nunca!

Você pode fazer o trajeto sem guia, mas a caminhada é de dificuldade média, então, um pouco de preparo físico é necessário. Só dá para vencer alguns trechos com ajuda de cordas. É de cansar, mas como todo mundo diz que a vista lá de cima é maravilhosa, é preciso muita disposição para seguir em frente!

E depois de duas horas e meia, a trilha chega ao fim, no topo da Pedra Selada. Uma paisagem encantadora e indescritível! Impossível não querer registrar o momento com muitas fotos. E se os turistas não perdem essa oportunidade, o que dizer de fotógrafos profissionais?

A emoção de experimentar de perto o vento e a vista, tão do alto, não tem comparação. São 1.775 metros de altitude, 2,5 Km de trilha. 



Fonte: http://gshow.globo.com/TV-Rio-Sul/Rio-Sul-Revista/noticia/2016/06/revista-deste-sabado-04-chegou-ao-topo-da-pedra-selada.html